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OUVIDORIA
Criação da Ouvidoria do Sistema Confea/Crea
A criação das Ouvidorias no Sistema Confea/Crea surgiu a partir da tese aprovada no 3º Congresso Estadual de Profissionais do RN que, em seguida, foi encaminhada para o 3º Congresso Nacional dos Profissionais do Sistema Confea/Crea. Na proposta, os conselhos deveriam criar Ouvidorias nos seus respectivos âmbitos de atuação. Por essa razão, a diretoria do Crea-RN aprovou a criação da Ouvidoria do referido Conselho, em novembro de 1999.
Ouvidoria do Crea-RN (Ato Normativo nº 66, 1º de abril de 2015)
A Ouvidoria é um canal essencial de comunicação entre a sociedade, instituições, profissionais e o conselho. Bem como, entre os servidores e a gestão. Pois, garantir a participação ativa da sociedade na gestão é fundamental para o fortalecimento das nossas atividades como instrumento de gestão da qualidade dos serviços prestados e para a promoção de um ambiente profissional mais ético e responsável. É um importante instrumento em defesa do cidadão, do aperfeiçoamento e do controle dos serviços ofertados pelo conselho.
A finalidade da Ouvidoria do Crea-RN é atender as demandas dos profissionais registrados no Sistema, das entidades de classe, das instituições de ensino e da sociedade do RN. Tem a competência de ouvir os servidores da autarquia de fiscalização, assim como receber, registrar, examinar e dar tratamento adequado às reclamações, elogios e sugestões referentes a procedimentos e ações do Crea-RN, além de responder todos os questionamentos e acompanhar as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o usuário dos serviços informado, com agilidade e transparência. São funções da Ouvidoria acompanhar a aplicação de normas para evitar práticas e condutas que contrariem os princípios éticos e os objetivos institucionais do conselho. Também é função da Ouvidoria divulgar sua finalidade e as formas de acesso, a prestação dos seus serviços.
Saiba quais são os tipos de manifestações que a Ouvidoria recepciona:
- Denúncia – comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação do Crea-RN;
- Reclamação – demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
- Sugestão – proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados;
- Solicitação – requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
- Elogio – demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido
- Simplifique – se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, sugira alguma ideia para desburocratizar os serviços.
A Ouvidoria possui um espaço para registro, acompanhamento e o recebimento de respostas de forma segura e simples. É a plataforma Fala.BR que foi desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU)
Encaminhe sua manifestação para nossa Ouvidoria através da plataforma Fala.BR (clique aqui).
Conheça nossos canais de atendimento:
Telefone: (84) 4006-7206
Whatsapp: (84) 99143-0576
Atendimento presencial:
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